data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)
Seca gera prejuízos para lavouras na região central do Estado
A pouca chuva registrada nos últimos meses na região causou prejuízos na agricultura. Em Santa Maria, a prefeitura deve decretar situação de emergência ainda nesta semana em função da estiagem. Nesta segunda-feira, produtores rurais se reuniram com o Executivo para tratar do assunto.
49 pontos da cidade devem receber intervenções para evitar alagamentos
Apesar da chuva da última semana ter sido bem-vinda para o futuro da safra, muita coisa foi perdida. De acordo com a Emater, a soja registra perda de 20% da produção agrícola local, o que representa uma média de R$ 42,8 milhões. Em segundo lugar, está a produção de arroz, com perda de 5%, uma média de R$ 1,5 milhão. Além disso, desde a metade de dezembro de 2019, a Defesa Civil Municipal tem levado água para abastecer 310 famílias, principalmente nos distritos de Santa Flora, Palma, São Valentim e Passo do Verde, o que reforça o pedido de decreto de situação de emergência.
A Defesa Civil Municipal e a Emater irão reunir dados sobre as principais consequências da seca para que o decreto seja assinado.
NA REGIÃO
Pelo menos outras nove cidades da Região Central também estão sofrendo com a estiagem. Até agora, apenas São Gabriel e Agudo decretaram situação de emergência. Entretanto, as cidades de Agudo, Faxinal do Soturno, Júlio de Castilhos, Nova Palma, Restinga Sêca, São Martinho da Serra e Toropi tiveram prejuízos consideráveis nas lavouras.